Família, Festas do Povo e Trabalhos em Papel

No dia 15 de maio comemora-se o Dia Mundial da Família, como forma de chamar a atenção sobre a importância de todos terem uma família e fomentar as boas relações que se estabelecem entre pais e filhos.

Neste ano, a Escola do Bairro Novo resolveu realizar uma atividade de colaboração entre as famílias e os alunos de modo a que fizessem em conjunto os trabalhos em papel, típicos de Campo Maior e das Festas do Povo. Para tal contámos também com a colaboração da Associação das Festas na cedência dos materiais.

Assim, convidaram-se as mães, pais ou avós, que gostam e sabem fazer flores, para ensinarem os alunos e participarem com eles durante esse dia na realização de trabalhos em papel que tiveram como objetivo a “enramação” do stand da escola na Feira Escolar.

Organizaram-se então 6 ateliers, distribuídos por espaços da escola em que se efetuaram folhas de hera, papoilas e malmequeres, cadeados, torcidos, flores de teto e montagem no fio das flores de teto. Cada atelier teve a presença de vários familiares e com os materiais necessários, de forma a que pudesse ensinar e ajudar a fazer ao aluno da turma as flores das nossas Festas.

Durante o dia 15, cada turma foi circulando por todos os ateliers à hora marcada e realizando as tarefas propostas e interagindo com os familiares, quer fazendo flores, torcidos, cadeados e folhas com os pais, quer ouvindo e cantando canções “às saias”, típicas de um serão das Festas do Povo. À medida que iam trabalhando com as mães, tias e avós, os alunos foram aprendendo, vivendo emoções e dando valorização a quem sabe as tradições da nossa terra. A turma aprendeu o modo de fazer as flores, recolheu um símbolo que demonstrava essa aprendizagem e compôs um cartaz para cada sala da escola.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Texto e Fotografias de Francisco Clérigo