Secretário de Estado da Cultura defende candidatura das Festas do Povo de Campo Maior a Património Cultural Imaterial da Unesco

Secretário de Estado da Cultura visitou as Festas do Povo 2015O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, defendeu hoje a elevação das Festas do Povo de Campo Maior a Património Cultural Imaterial da Unesco. Em visita às Festas do Povo de Campo Maior, onde foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pinheiro, pelo presidente da Associação das Festas do Povo, João Rosinha, e pelo Comendador Rui Nabeiro, Jorge Barreto Xavier disse que as Festas do Povo “são, acima de tudo, umas festas com uma singularidade que merece ser reconhecida”.

“O trabalho manual que aqui está só é possível com uma grande determinação”, disse o secretário de Estado, elogiando os campomaiorenses. Para Jorge Barreto Xavier, este trabalho é a prova de que “as artes que nos levam mais longe passam também pelo trabalho coletivo, passam pelo trabalho esforçado, passam por uma grande determinação”.

Na passada terça-feira, dia 25 de Agosto, realizou-se a cerimónia oficial da entrega do dossiê da candidatura das Festas do Povo de Campo Maior a Património Cultural Imaterial da Unesco. O dossiê foi simbolicamente entregue ao presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, por António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, o organismo que lidera a candidatura, e será agora entregue pelo Município ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, que formalizará a candidatura junto da UNESCO.