Campomaiorenses disseram SIM às Festas do Povo 2015

Começou a contagem decrescenteOs campomaiorenses presentes na noite de 12 de janeiro no Centro Cultural manifestaram vontade de realizar as Festas do Povo em 2015. Neste momento a Associação das Festas do Povo (AFP), que conta já com mais de 20 ruas inscritas, aguarda que este número cresça nos próximos dias, de forma a poder fazer o anúncio oficial da realização do evento.

Na sessão, aberta a toda a população, o presidente Ricardo Pinheiro manifestou a inteira disponibilidade do Município para apoiar a realização das Festas, recordando que a última palavra deve sempre pertencer ao povo campomaiorense, sem o qual não é possível realizar as mesmas.

Numa altura em que se prepara a candidatura daquela que é a expressão maior da cultura de um povo a Património Imaterial da UNESCO, o presidente do Município lançou o desafio a toda a população de Campo Maior no sentido de se unir em prol do sucesso desta candidatura, realizando as festas em 2015, afirmando que este é um ano fundamental para o futuro do nosso maior cartão-de-visita.

O autarca relembrou ainda a importância de manter este legado herdado dos nossos antepassados para as gerações futuras, deixando o desafio de fazer umas festas ainda melhores que as de 2011.
Numa perspetiva de futuro, Ricardo Pinheiro referiu a importância de criar uma estrutura cada vez mais profissional, no sentido de preservar as Festas e torna-las autossustentáveis, sem que no entanto percam o seu carácter popular.

Por seu lado, o presidente da Assembleia Municipal, Pedro Murcela, mostrou-se satisfeito por ver a sala tão bem composta, apelando também ele à união do povo campomaiorense em torno deste objetivo. O autarca relembrou todos aqueles que ao longo dos anos têm dado tudo para que as Festas do Povo fossem uma realidade, entre os quais, o Comendador Rui Nabeiro, um dos principais impulsionadores e embaixadores deste evento.

Por fim, João Rosinha, presidente da AFP, mostrou o total comprometimento desta entidade para servir e ajudar a todos os níveis as ruas inscritas, no sentido de facilitar ao máximo todo o processo que irá culminar na sempre tão aguardada noite da “enramação”. O representante máximo da AFP avançou ainda com a informação que estão a ser realizados todos os esforços para que o material necessário para a realização das Festas do Povo 2015 esteja disponível o mais rapidamente possível para que se possa dar início aos trabalhos.

Por fim, e já depois de dado o “SIM” às Festas do Povo por todo o auditório, o Grupo de Cantares “Despertar Alentejano” subiu a palco para cantar algumas saias, iniciando a contagem decrescente para o dia 22 de agosto, dia em que se espera que tenha início mais uma edição das Festas do Povo de Campo Maior.