A rosa é a flor oficial das Festas do Povo de Campo Maior 2015. A Associação das Festas lançou o desafio aos “cabeça de rua” para que cada rua apresentasse a sua proposta para flor oficial. Os órgãos da Associação votaram e escolheram a flor apresentada pelo primeiro troço da Rua General Magalhães, inspirada numa rosa.
Entre os dias 22 e 30 de Agosto, as ruas de Campo Maior vão voltar a vestir-se de flores de papel, quatro anos após a última edição das Festas do Povo. Sob o mote “Portugal em Flor”, a vila alentejana mobiliza-se novamente para organizar as famosas Festas, uma tradição centenária com uma beleza única e projeção nacional e internacional, considerada pelo Turismo de Portugal como o evento do ano em 2011.
7500 Voluntários já preparam a edição de 2015 das Festas do povo e encontram-se já inscritas 98 ruas, que serão decoradas com flores de papel, numa extensão de cerca de 10 quilómetros. A famosa “noite da enramação”, na qual os campomaiorenses se mobilizam para decorar cada uma das suas ruas, de forma a dar início às festas, vai ter lugar madrugada dentro, de 21 para 22 de Agosto.
Mais de um milhão de pessoas são esperadas neste evento, em que a população de Campo Maior mostra ao mundo a sua tradição, assim como o valor das suas gentes e as suas capacidades de receber e acolher.
A realização das Festas do Povo consiste na decoração das ruas de Campo Maior, sobretudo o Centro Histórico, com flores de papel e outros objetos em cartão e papel, feitos pela população. É uma celebração que, por tradição, só acontece quando o povo quer, pois a sua realização depende do voluntariado e da força de vontade dos campomaiorenses. A preparação é feita rua a rua, sendo que o trabalho desenvolvido em cada uma delas fica em segredo, mesmo para amigos e familiares dos moradores, e só é dado a conhecer na noite da “enramação”.